Chamado de U-Ajuda, a função vai utilizar tecnologias como GPS e sensores de movimento presentes nos smartphones para identificar o que o Uber chama de “eventos raros”, como paradas muito longas e estranhas na rota.
“Se um evento desse tipo for detectado, o próprio sistema pode iniciar automaticamente uma checagem, enviando uma mensagem para o motorista parceiro e o usuário”, afirmou a empresa em nota. A mensagem direciona às ferramentas de segurança, que permite ligar para a polícia, compartilhar a viagem com um amigo ou familiar, ou abrir um chamado com a central do Uber.
A novidade vem acompanhada de outras novas funções, como a opção de gravar áudios da corrida, que podem ser compartilhados com o Uber para ajudar em caso de investigações e até enviado para autoridades. A empresa diz que o conteúdo é criptografado e “fica armazenado no telefone de quem efetuar a gravação” até que o usuário escolha compartilhar.
A empresa também anunciou um recurso que está começando a ser testado no Chile — mas que deve chegar ao Brasil até o final do ano — para identificar usuários que não usam meios de pagamentos digitais, como cartão de crédito, por exemplo. O projeto piloto envolve o envio de documentos desses passageiros, que terá autenticidade verificada.