Festa da Uva bate recorde de visitantes e se consolida como ‘Paixão de Jundiaí’

“Paixão de Jundiaí”, tema escolhido para a 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos, comprovou-se como sentimento dos jundiaienses e dos visitantes de fora, contabilizando para esta edição as presenças de mais de 314 mil visitantes no Parque da Uva, quase 30% a mais do que na edição passada.

Nos quatro finais de semana foram mais de 1,5 mil artistas contratados e a realização de mais de 250 atrações. Somente nos cinco palco temáticos do parque, foram 180 as apresentações musicais, que contemplaram todos os gostos e preferências. Pelas ruas do parque atores, bailarinos e poetas nas intervenções artísticas interagiram com o público trazendo a magia e a fantasia que alegra tanto as crianças quanto os adultos. No palco interno foram dezenas de escolas de dança, apresentando suas coreografias. A Literatura e as Artes Visuais também foram contempladas, com estandes de venda das obras dos artistas da cidade.

Já as vendas de frutas totalizaram nesta edição mais de 110 toneladas – aumento de quase 22% em relação às 90,3 toneladas em vendas da edição de 2024. Somente de uvas, as vendas pelas barracas dos bairros rurais do Município presentes na Vila das Frutas somaram 78,7 toneladas, das quais 51,6 toneladas foram somente de Uva Niagara Rosada de Jundiahy.

Outras frutas que dividem este pódio foram os figos, com 8,2 toneladas vendidas; a goiaba, com 6,4 toneladas; a pitaia, com 5,3 toneladas e o pêssego, com pouco mais de 3 toneladas. Também na Vila das Frutas, foram vendidos durante esta edição da festa mais de 4,5 mil potes de saladas de frutas e mais de 3,7 mil litros de suco de uva.

Já os alimentos não perecíveis dos visitantes, arrecadados como ingresso solidário para a festa, totalizaram 5 toneladas ao longo dos quatro finais de semana da programação. A destinação dos alimentos é o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí, responsável pela montagem e doação de kits de alimentos ou cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social do Município. Para os quatro dias de julgamentos das frutas que ficariam expostas aos finais de semana no Pavilhão Bem-Vindo, fizeram parte 70 agricultores, dos doze bairros rurais participantes. Os valores arrecadados com os leilões das frutas aos domingos também tiveram aumento, no total de R$ 31.905,00, mais que o dobro que na edição de 2024, também com destinação às ações do Fundo Social para as famílias vulneráveis.