A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) retoma, neste sábado (15), a estratégia de imunização de casa em casa em áreas rurais contra a Febre Amarela. As equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Corrupira, desta vez, percorrerão as ruas dos bairros São José da Pedra Santa e Fernandes, e dos Condomínios Santa Rosa e Vista Alegre.
A ação extramuro em regiões com maior risco de transmissão faz parte das medidas para prevenir a doença na cidade. Desde janeiro, com a confirmação de casos em localidades de São Paulo e Minas Gerais, o Município alerta sobre a necessidade de a população estar vacinada.
As equipes em atuação estarão identificadas e com veículo oficial da Prefeitura. Os moradores, além de serem orientados, terão as carteiras de vacinação avaliadas e poderão receber a dose do imunizante. No primeiro dia de visitas na região Norte, 177 carteirinhas foram verificadas, 29 pessoas foram vacinadas (16%) e 34 recusaram a dose (20%).
Vacina
Na cidade, de segunda a sexta-feira, todos as Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família ofertam a vacina contra a Febre Amarela, no horário de atendimento das salas de vacinação. CONFIRA OS ENDEREÇOS.
O esquema vacinal é de dose única para a população a partir de 5 anos. Para as crianças de 9 meses até 4 anos, são duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Os macacos não transmitem a doença para os humanos, sendo também vítimas do vírus.
Em 2024 e 2023, Jundiaí não teve casos. Em 2017 e 2018, a cidade teve circulação intensa do vírus de Febre Amarela Silvestre e o registro de dois casos positivos da doença em humanos. A cidade teve ocorrência de intensa epizootia (morte de macacos).