Solidariedade que move o Bazar do Hospital São Vicente beneficia os pacientes e a Instituição

Adquirir uma peça de roupa, um livro ou utensílio de cozinha no Bazar do Voluntariado do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) significa não apenas fazer uma compra de ótimo custo-benefício, mas também contribuir diretamente para o crescimento da Instituição e bem-estar dos pacientes. Toda a renda obtida a partir das vendas do Bazar, que existe desde 2014 e atualmente conta com 11 voluntárias, é revertida para benefício dos pacientes e da Instituição. Cada compra pode ser vista, sem exageros, como um gesto de amor e solidariedade.

O primeiro Bazar de 2025 já tem data marcada: 11 de fevereiro, das 8h às 13h para colaboradores e 12 de fevereiro, das 8h às 16h, para o público em geral. A iniciativa é vista com bons olhos pela comunidade e pelos colaboradores, que encontram à venda itens a partir de R$ 3. No espaço, que fica na rua Dr. Leonardo Cavalcanti, 350, no Centro de Jundiaí, visitantes podem adquirir calçados, roupas femininas, masculinas e infantis, roupas de cama, mesa e banho, acessórios, brinquedos, artigos de decoração, tapetes, louças domésticas e eletrodomésticos em bom estado. Nesse relacionamento, todo mundo ganha: o comprador e a Instituição.

O Bazar do HSV teve papel fundamental na compra de televisões e colchões pneumáticos para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), além de ter parte importante na reforma de quartos do setor paliativo. Atualmente, o dinheiro arrecadado é revertido para a aquisição de roupas, chinelos e órteses para pacientes em situação de vulnerabilidade que não podem arcar com essas despesas.

Bazar do HSV tem diversas opções, de roupas a utensílios

“O Bazar do Voluntariado é uma iniciativa que transforma solidariedade em cuidado. Cada peça adquirida impacta diretamente a vida dos nossos pacientes. Com o valor arrecadado, conseguimos proporcionar mais conforto e qualidade de vida a quem mais precisa. Agradecemos imensamente a todos que colaboram, seja doando, comprando ou voluntariando seu tempo”, afirma a supervisora de Projetos Sociais do HSV, Viviane Rasera.

Silvia Aranha é feliz sendo voluntária do Bazar do Hospital São Vicente há 8 anos. “Nosso trabalho é muito emocionante, pois conseguimos fazer o bem de duas maneiras: vendendo peças a preços acessíveis e, depois que o dinheiro é arrecadado, ajudamos na compra de itens básicos para os pacientes que recebem alta. Nós, voluntárias, sempre atendemos, acolhemos e ajudamos a todos com muito amor”, explica.

Silvia Aranha ama ser voluntária no Bazar do Hospital São Vicente

Doações

Além de adquirir itens do Bazar, também é possível colaborar com a iniciativa por meio da doação de peças novas ou usadas. Os interessados em contribuir com o Bazar do Voluntariado podem entregar as doações na rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350, no Centro, sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h.