Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se formando e será responsável por manter chuvas significativas em amplas áreas do Brasil, especialmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2024. Este será o segundo evento de ZCAS registrado no ano, prometendo acumulados expressivos de precipitação e desempenhando papel importante no encerramento de 2024 com um cenário de chuvas volumosas.
O centro-sul de Minas Gerais, o norte de São Paulo e o Rio de Janeiro devem concentrar os maiores volumes, com possibilidade de acumulados acima de 150 mm em alguns pontos, sinalizando atenção para riscos de alagamentos e deslizamentos.
Em Jundiaí até a tarde do dia 24 de dezembro havia chovido 401 mm, exatamente 100 mm acima da média para o mês, que é de 301 mm. Como tivemos registro de chuvas na noite do dia 25 e previsão de muita água até o dia 30, Jundiaí pode atingir registro expressivo em dezembro.
Previsão para Jundiaí e região
Nesta quinta-feira (26) e até segunda-feira (30), Jundiaí e região terão céu fechado, com poucas aberturas de sol. A sensação de abafamento será sentida com chuvas volumosas.
As temperaturas devem alternar entre 20ºC e 30ºC.
Foto: Mara Aurea Prado