A Mostra de Artes 2024 do Programa Centro de Convivência (CCO), realizada na segunda-feira (02), celebrou a criatividade e o talento dos usuários atendidos pela instituição. Com o México como tema, amigos e familiares prestigiaram as obras e os artistas, que exploraram os costumes, as comidas típicas e a cultura do país.
A exposição reuniu trabalhos artísticos como pinturas, esculturas e artesanato, produzidos durante o ano nos programas de inclusão e desenvolvimento artístico. Além de valorizar as habilidades dos participantes, a mostra busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão social e do reconhecimento das potencialidades das pessoas com deficiência. “É um espaço de integração, arte e inspiração para todos os visitantes da mostra. A organização desta edição foi um processo leve e divertido”, destaca a arteterapeuta Erica Silva do Carmo.
Visão de mundo
Nos diversos encontros, realizados semanalmente, os usuários do CCO aprenderam sobre o significado das cores da bandeira mexicana, além de uma reflexão sobre a vida e as obras de Frida Kahlo, uma das mais importantes pinturas do século 20 – e sua importância para o país. Em um dos encontros os usuários participaram de uma visita online ao museu da Frida Kahlo e Diego Rivera para contextualizá-los sobre a grandiosidade da pintora, reconhecida mundialmente. “Conviver com culturas diferentes ajudou nossos assistidos a respeitar e compreender as manifestações que moldam a identidade de um povo. Além de ensinar que não existe apenas uma maneira de ver o mundo”, completa a educadora. Os assistidos puderam também experimentar o guacamole, prato típico mexicano.
Com essa iniciativa, o CCO reafirma seu compromisso de valorizar as habilidades dos seus usuários e de promover uma convivência enriquecedora, onde a diversidade e a criatividade caminham juntas.
Para mais informações sobre a Apae de Jundiaí e como apoiar a causa, acesse https://www.apaejundiai.org.br/ ou entre em contato pelo telefone 11 4588-2900.