Chuva forte que passou por Jundiaí causou transtornos em cidades do interior

Em virtude da previsão de fortes rajadas de vento e chuvas intensas, a Defesa Civil do Estado informa que mantém o gabinete de crise no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) até esta sexta-feira (25). As equipes estão em alerta máximo para monitorar a situação e garantir a segurança da população.

As condições meteorológicas indicam mais tempestades nas próximas horas, com risco de alagamentos e quedas de árvores, além de rajadas de vento que podem ultrapassar os 70km/h. Diante deste cenário, recomenda que a população se mantenha informada por meio de canais oficiais e evite deslocamentos desnecessários durante a tempestade.

A formação de ciclone extratropical e nuvens cumulonimbus provocaram rajadas de vento fortes na tarde desta quinta-feira (24), por exemplo, Ourinhos, que registrou rajadas de 126km/h. A ventania foi provocada por grandes nuvens cumulonimbus que se formaram por causa do calor e da grande disponibilidade de umidade existente nessas áreas e também de uma acentuada queda de temperatura que está acontecendo entre o Brasil, Paraguai, Argentina e o Uruguai, como parte do processo da formação de um ciclone extratropical que está ocorrendo. Este ciclone está em formação entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

Este sistema já está atuando na Grande São Paulo e se aproxima da Capital, com acumulados de chuva moderados e fortes rajadas de vento, que deve permanecer durante esta noite até a madrugada.

As Defesas Civis do Estado e Município, juntamente com concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água estão preparados para atuar rapidamente em caso de emergências. A colaboração de todos é essencial para garantir a segurança e o bem-estar de nossas comunidades.

Em Jundiaí e região a aproximação do temporal chamaou a atenção pela presença de nuvens rolo e prateleira, que puderam ser observadas no final da tarde e início da noite desta quinta-feira.

Foto: Sidneia Neves/Jundiaí Fotografada