A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) informa que a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) identificou um morcego positivo para a raiva no bairro Terra Nova, a partir de demanda recebida da população por meio do canal 156. É o nono caso registrado neste ano.
O animal, pertencente à espécie Histiotus velatus — que se alimenta de insetos, sendo comum na cidade—, estava na área externa de um imóvel residencial e não houve contactantes humanos e animais. A VISAM reforçou as medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva na região, com orientação aos moradores e à equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.
A UGPS orienta que no caso de encontro de morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, ou mortos, a VISAM deve ser contatada imediatamente pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350, para os técnicos fazerem a retirada segura do animal.
Recomenda-se também isolar o cômodo ou local onde o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano, toalha ou uma caixa. Não se deve tocar nos morcegos pelo risco de transmissão da raiva.
Outra medida fundamental de prevenção é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos seus animais. O imunizante é disponibilizado pela VISAM, a partir de agendamento telefônico nos números acima identificados.
Em 2023, ocorreram dezessete casos de morcegos com raiva em Jundiaí.