A Polícia Federal e o Ibama cumpriram, nesta sexta-feira, mandado de busca e apreensão para apurar a criação, venda e exportação ilegal de aranhas. O alvo foi um homem que mora no Residencial Novo Mundo, na região do Campo Grande.
A investigação começou após uma encomenda com destino a Alemanha ser retida em um dos centros de distribuição dos Correios e a análise de seu conteúdo revelar a presença de 73 aranhas do grupo Araneae, da família das tarântulas, sendo 43 tarântulas-de-dedos-rosa. Isso aconteceu em setembro do ano passado.
A exportação dos animais foi realizada sem a devida licença da autoridade ambiental competente e em condições degradantes aos animais que foram acondicionados em uma caixa de papelão, distribuídos em pequenos frascos plásticos sem alimentos.
Após a apreensão, os espécimes foram encaminhados ao IBAMA para adequada destinação.
No mandado cumprido nesta sexta foram localizadas dezenas de aranhas, escorpiões, cobras, caixas e materiais para criação dos animais. O investigado responderá pelo crime de venda e exportação de animal da fauna silvestre sem a devida licença, além de outros crimes que forem constatados nesta sexta-feira.
Com informação da CBN-Campinas; Foto: Ilustração