Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro e iremos entrar em um novo padrão de onda de calor já a partir da segunda-feira (02).
Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras que tivemos no começo do ano de 2024 (em março/abril e maio), em termo de duração e de temperaturas – os limiares podem extrapolar em muitas cidades, principalmente do interior do país, mas, considerando o padrão de maio, tivemos neste mesmo ano, uma que para os padrões daquele mês, também foi forte e com vários recordes de calor.
Quando esfria novamente?
A primeira forte frente fria do novo mês deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro, começando a movimentar um pouco a atmosfera e trazendo um ar mais frio, reduzindo o calor em alguns estados. Mas até lá, a maior parte do Brasil deve enfrentar dias de calor extremo com índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas, o que agrava ainda mais a situação de queimadas sobre o Brasil Central.
A umidade do ar ainda pode atingir valores em emergência – abaixo dos 12% em muitas cidades do interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás.
Jundiaí e região
A partir da terça-feira (03), os termômetros disparam e teremos calor acima dos 34ºC, podendo chegar aos 36ºC. Não há previsão de chuva pelo menos para a primeira quinzena de setembro. Confira como ficam as temperaturas na próxima semana.
Terça-feira (03)19°I
Quarta-feira (04)
Quinta-feira (05)
Sexta-feira (06)
Sábado (07)
Com informações do Climatempo