A expectativa de vendas para o Dias das Crianças é positiva e pode elevar as vendas em até 3% em relação ao mesmo período de 2018, segundo projeção do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
De acordo com Edison Maltoni, presidente das entidades representativas do comércio, os presentes deverão ter um tíquete médio de R$ 80,00. Os brinquedos são os produtos que mais devem ser procurados, especialmente bonecas, jogos de tabuleiro, carrinhos. No entanto, a data também movimenta os setores de vestuário, calçados, inclusive eletrônicos, como celulares, tablets e notebook.
“O Dia das Crianças é uma data importante para as vendas, especialmente por ser a última grande festa comemorativa antes do Natal. Ao contrário das mães, pais e namorados, que ganham apenas um presente, as crianças acabam ganhando vários, pois além dos pais, recebem dos avós, padrinhos, tios o que acaba movimentando mais as lojas”, observa Maltoni.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais revela que 73% dos consumidores devem ir às compras este ano. No ano passado, 66% compraram presentes na data. Para 2019, a expectativa é de que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,3 bilhões.
O estudo aponta que 78% pretendem pagar à vista, especialmente em dinheiro (53%), e no cartão de débito (26%). Ao mesmo tempo, 36% devem optar pelo parcelamento, sobretudo no cartão de crédito (32%). De oito em cada dez consumidores (77%) pretendem pesquisar preços antes de comprar.