Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, na Grande São Paulo, registraram 30 ocorrências envolvendo balões nas áreas aeroportuárias somente neste ano.
De acordo com a concessionária GRU Airport, 20 balões foram recolhidos entre janeiro e julho deste ano no espaço pertencente ao maior aeroporto da América Latina. Desses, dez caíram somente nos meses de junho e julho. Em todo o ano passado, foram 26 registros, sendo 12 entre junho e julho, que é o período de maior incidência.
Já o aeroporto de Congonhas, na capital paulista, registrou dez ocorrências envolvendo balões em 2024, segundo dados da concessionária Aena Brasil. O número é 50% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o terminal ainda era gerido pela Infraero.
A concessionária informa que, das dez ocorrências do primeiro semestre deste ano, sete balões foram recolhidos pela equipe do aeroporto. Os outros três casos foram de avistamento no espaço aéreo, sem que os artefatos caíssem, de fato, na área do aeródromo.
O sindicato pede aos operadores que, em caso de avistamento ou colisão com balões, reportem às empresas aéreas, ao “Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos” (Cenipa) e à polícia.
Em toda a cidade de Guarulhos, a concessionária EDP, que é a distribuidora de energia do município, contabilizou no primeiro semestre deste ano quatro casos de balões que atingiram a rede elétrica.
Fonte: CNN Brasil