Mais um morcego positivo para a raiva é localizado em Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) — órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) — identificou um caso de morcego positivo para a raiva na região da Vila Alvorada. O oitavo caso de 2024 foi localizado a partir de demanda recebida da população por meio do canal 156.

O morcego é frugívoro, da espécie Artibeus lituratus, encontrado morto em via pública, no último dia 4 de julho. Um felino, possivelmente, teve contato com o animal e sua tutora já recebeu as orientações.
Foram reforçadas as medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva no bairro, com orientação aos moradores, aos estabelecimentos e aos veterinários.

Orientação

A VISAM orienta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, vivos ou mortos, o órgão seja contatado imediatamente pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão-156, para que os técnicos façam a retirada segura do animal e o diagnóstico laboratorial da raiva.

Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo onde o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa.

Outra orientação necessária à preservação da saúde e da vida é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos seus animais. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico. A aplicação ocorre no órgão, localizado na rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal.

Os morcegos são animais protegidos pela Lei Federal nº 9.605/98, considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados, sendo que matá-los ou agredi-los é considerado crime ambiental.

Em 2023, Jundiaí registrou 17 casos de morcegos positivos para raiva.