No último sábado, 25 de maio, 169 pessoas participaram de uma atividade especial coordenada pela Liga de Medicina de Emergência da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). A tenda, montada exclusivamente para essa ação, foi o local onde adultos aprenderam técnicas de desengasgo e reanimação cardiopulmonar (RCP) em crianças.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Liga de Medicina de Emergência da FMJ, a CCR AutoBAn, o SAMU Jundiaí e o Mundo das Crianças. O objetivo é capacitar pais e cuidadores a agir em emergências até a chegada do SAMU.
O médico emergencista Victor Dalla Vecchia, coordenador da Liga de Medicina de Emergência e intervencionista do SAMU Jundiaí, destacou que 40 alunos foram treinados para ensinar essas manobras. “Em caso de emergência, essas pessoas já sabem como agir até a chegada do SAMU. Para emergências, ligue 192”, explicou.
Hugo Kenzo, médico representando a CCR AutoBAn, enfatizou a importância da desobstrução imediata das vias aéreas em casos pediátricos, ressaltando que essa manobra pode salvar vidas. Ele também lembrou a importância do uso de cadeirinhas, cintos de segurança e assentos de elevação nas rodovias.
A estudante de medicina Laura Cassiano destacou a relevância da atividade para os alunos. “Além de ajudar as pessoas com o conhecimento sobre esse assunto essencial para aumentar as chances de um desfecho favorável, sinto que participar dessa atividade como estudante nos lembra do por que estamos fazendo um curso na área da saúde. Estamos colocando em prática tudo aquilo que estamos constantemente aprendendo”, comentou.
Essa foi a segunda vez que as equipes atuaram no Mundo das Crianças. A RCP é um conjunto de manobras que garantem a circulação sanguínea e a respiração em emergências, enquanto o desengasgo é essencial em casos de asfixia causada por alimentos ou objetos presos nas vias respiratórias.
“Em nome da DAE Jundiaí, que administra o Mundo das Crianças e o Parque da Cidade, gostaria de expressar nossa sincera gratidão aos alunos da FMJ, à CCR AutoBAn e ao SAMU Jundiaí pelo treinamento de desengasgo realizado no último sábado. Esse é o tipo de informação que faz toda a diferença quando nos deparamos com uma emergência. Foi extremamente positivo e trouxe uma vivência diferenciada aos nossos visitantes”, disse o assessor Luiz Trientini, responsável pela administração do complexo de parques da DAE Jundiaí.