Balanço da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) aponta que, em Jundiaí, foram aplicadas 61.835 doses da vacina contra Influenza (gripe) no público prioritário. A cobertura chega a 34,72%. No Município, o imunizante está disponível, durante a semana, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, no horário de atendimento das salas de vacinação.
Dos cerca de 80,5 mil idosos estimados para receber a dose, 32,6 mil buscaram pela vacina, ou seja, apenas 40,55% do total. Entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, a cobertura é de 20,83%. Das mais de 25,7 mil esperadas, foram vacinadas em torno de 5,3 mil. Os menores percentuais estão entre as gestantes e puérperas. Das 4 mil gestantes, foram vacinadas 480 (11,75%). Já entre as puérperas, 44 das 672 receberam o imunizante, o que representa 6,55%.
A campanha foi iniciada no dia 25 de março para os grupos prioritários. Desde o dia 2 de maio, a ação foi ampliada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. Para receber a vacina, basta apresentar documento com CPF para o registro ser efetuado no sistema de informação, seguindo determinação do Ministério da Saúde.
“Estamos em um período em que há maior prevalência de doenças respiratórias. O imunizante contra a gripe, que é atualizado anualmente, é uma importante medida de prevenção, pois a doença pode se agravar e levar à morte, principalmente as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários”, lembra a responsável pelo Programa Municipal de Imunização da UGPS, enfermeira Vivian Cesar Beteli.
Dúvidas
Para o esclarecimento das principais dúvidas sobre vacinação, o Governo de São Paulo criou o portal “Vacina 100 Dúvidas”. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/.