Acompanhar um belo espetáculo artístico e, de quebra, ajudar quem mais precisa. Esse foi o objetivo da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), ao lançar o ingresso solidário para as apresentações da Cia Jovem de Dança, na Sala Glória Rocha, neste sábado (11) e domingo (12). Em troca das entradas, os espectadores doaram produtos que serão destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). Em dois dias, foram recolhidos 200 kg de insumo, entre água, alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas, roupas de cama e banho.
Giovanna Cantelli, de 24 anos, esteve no Centro das Artes, neste domingo, acompanhada da mãe Mara Lúcia Cantelli, de 61 anos, e da amiga Marine Polesi, de 23. Bailarina, ela conta que frequentar os espetáculos de dança no Município é um hábito, mas dessa vez teve um toque ainda mais especial. “É uma ação muito importante da Prefeitura, pois temos a oportunidade de ajudar um pouco as pessoas, mesmo estando longe. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos ajudar muita gente. Além disso, podemos acompanhar uma grande apresentação de dança”, afirma.
O ensaiador e professor de dança contemporânea da Cia Jovem de Dança, Ícaro Silva Freire, de 30 anos, revela que a alegria pela apresentação era dupla. “Ocupamos um espaço culturalmente tradicional na cidade, completamente revitalizado, e ainda ajudamos o próximo. A iniciativa foi bem bacana. Tenho um irmão que mora em Gramado (RS) e ele conta que a situação no Estado está mais complicada do que imaginamos”.
“Além de solidário, o povo jundiaiense é apaixonado por cultura. Aproveitamos a junção desses elementos para promover a cidadania e contribuir com o povo do Rio Grande do Sul neste momento tão difícil. Contamos com a presença da população nos eventos e, em conjunto com a classe artística, vamos fazer a diferença”, ressalta o Gestor de Cultura, Marcelo Peroni.
A iniciativa do ingresso solidário será repetida no próximo final de semana. No dia 18, a arrecadação acontecerá no Teatro Polytheama, na apresentação da Orquestra Municipal. No dia 19, no Espaço Expressa, em evento de palco livre para várias apresentações de artistas de Jundiaí nas diversas áreas e expressões artísticas.
Os Museus e a Pinacoteca também funcionam como espaço para arrecadação de doações. Quem visitar as exposições poderá colaborar com a doação de itens essenciais para o atendimento aos atingidos gaúchos.