O comércio do centro e dos bairros de Jundiaí se prepara para receber os consumidores até as 18h neste dia 11 de maio, primeiro sábado do mês após o quinto dia útil e véspera do Dia das Mães, celebrado neste domingo (12). Já na sexta-feira (10) antevéspera da data, os lojistas que desejarem poderão atender até as 22h.
De acordo com Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), a abertura em horário estendido é garantida pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), conforme a cláusula quadragésima oitava. Para ele, além de representar uma boa oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas, o horário especial também tem o objetivo de oferecer mais tempo de compra aos consumidores.
Expectativa para a data
O Dia das Mães é considerado pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda mais importante do ano, perdendo somente para o Natal. Ainda conforme levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 78% dos consumidores pretendem presentear nesta data. Os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%).
A pesquisa revela que as lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (74%), principalmente em shopping center (29%), shopping popular (16%), lojas de departamento (15%) e nas lojas de rua (14%). Já 37% pretendem fazer pelo menos uma das compras pela internet, sendo que 79% pretendem comprar em sites, 63% em aplicativos e 20% pelo Instagram. Quanto às comemorações, 44% pretendem celebrar a data na casa da mãe. Outros 28% desejam comemorar em sua própria casa e 9% pretendem almoçar fora em restaurantes ou bares.