Aconteceu na última terça-feira (30), o primeiro treinamento tático, chamado de Tactical Femme, voltado especificamente para mulheres policiais da região. As atividades aconteceram no Parque Monsenhor Bruno Nardini na cidade de Valinhos. A iniciativa foi da prefeitura de Valinhos.
Três guardas femininas de Jundiaí participaram do treinamento, uma delas fez parte do corpo de instrutoras.
Durante 14 horas, as participantes se capacitaram em áreas como simulador de tiros, primeiros socorros e defesa pessoal tática. O treinamento foi conduzido por quatro instrutoras especializadas em diferentes áreas, com foco no fortalecimento, conhecimento e segurança das mulheres na área policial.
A ação agrega informações em áreas, dividida em Defesa Pessoal, Abordagem Técnica, Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Combate em Ambiente Confinado (CQB – Combat Quarter Battle). Na prática, as guardas-civis atualizaram técnicas desde a colocação de um torniquete até acesso a armamento, como a espingarda semiautomática F-12, considerada mais moderna em funcionalidade e durabilidade, disse a diretora da GCM de Valinhos, Rose Santos.
“Um curso tão importante para as guardas femininas que não podíamos ficar de fora. Temos de estar cada vez mais preparados e capacitados. Agradeço a GCM a prefeitura de Valinhos pela iniciativa, disse o comandante a GMJ, Benedito Marcos Moreno.
Participaram do curso exclusivo para mulheres, as GMs das cidades de Botucatu, Ibíuna, Caraguatatuba, Campinas, Cosmópolis, Jundiaí, Osasco, Hortolândia, Buri Cerquilho, Itatiba, Monte Mor, Tatuí, Valinhos, Vinhedo, Rio Claro.
A GM de Jundiaí esteve representada no curso pelas guardas femininas Maria, Damares e J.Freitas. Uma das instrutoras do treinamento foi a guardas feminina de Jundiaí, M.Aguiar.