Rota da Cultura Italiana de Jundiaí é destaque em guia temático do Governo do Estado

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou, nesta semana, o guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana”, uma publicação com atrativos turísticos, roteiros temáticos, opções gastronômicas, curiosidades e mais de 30 eventos, que destaca o legado dos imigrantes italianos em diversos municípios do estado. Jundiaí foi destaque, com menção à Rota da Cultura Italiana e também a Festa Italiana de Jundiaí, realizada no bairro da Colônia.

“É mais um reconhecimento da força do turismo de Jundiaí. A Rota da Cultura Italiana é um convite para quem quer desacelerar, degustar boa comida, conectar-se com a natureza e, claro, com a cultura italiana, aproveitando tudo o que os empreendimentos podem oferecer”, lembra a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

Jundiaí cresceu 166% em número de estabelecimentos agregados em uma década. Dos 30 espaços dedicados ao turismo rural em 2013, a cidade passou a contar com 84 em 2024. O crescimento reflete na economia, com a geração de mais empregos e renda para o setor. Segundo dados da Prefeitura, Jundiaí recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, com consumo médio de US$ 70 por pessoa/por dia. A cidade é tricampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Rural.

“O Estado de São Paulo tem forte influência da cultura italiana na arte, na cultura e na gastronomia e Jundiaí é um dos maiores expoentes. Ficamos felizes com mais este reconhecimento e esperamos ampliar, cada vez mais, as opções disponíveis aos visitantes”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

A variedade de atrações de turismo rural e interesses pelas rotas turísticas da cidade, que são oito, pode ser conferida no site do Turismo Jundiaí. O guia elaborado pelo Governo do Estado pode ser acessado por este link: https://www.turismo.sp.gov.br/guia-de-turismo-de-raizes-cultura-italiana.