O Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) completou, nesta quinta-feira (18), 15 anos de operação atendendo passageiros que desejam visitar Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. A comemoração foi realizada no Espaço Expressa, onde o trem desembarcou pela primeira vez. O prefeito Luiz Fernando Machado recepcionou os cerca de 400 convidados e o presidente da CPTM, Pedro Tegon Moro.
O trem parte aos finais de semana da Estação da Luz, na capital. Segundo a CPTM, desde o início das atividades, já foram transportados cerca de 200 mil passageiros. A viagem é feita a bordo de uma composição formada por carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados pela CPTM. Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM.
Para Jundiaí, numa viagem de 60,5 km e segundo destino preferido pelos turistas, só atrás de Paranapiacaba, 2.063 passageiros viajaram entre a capital e a cidade de janeiro a março, 66,9% mais que os 1.236 de igual período de 2023. Para este ano, a previsão da CPTM é transportar um total de 36 mil visitantes para os três destinos.