Números da Unidade de Segurança Municipal mostram que neste primeiro trimestre de 2024 foram capturados cerca de 30 foragidos da justiça.
Segmentos da GMJ como Operações com Cães, Apoio Tático, Tático Motos, Patrulhamento Comunitário e programa Bairro Seguro (Centro e Ponte são João) fizeram as capturas através de rondas e até mesmo orientações sociais aos moradores em situação de vulnerabilidade que ao apresentar os documentos para averiguação, constatou-se como foragido da justiça.
Ainda segundo a UGSM, são três vezes mais capturados em 2024 do que no mesmo período de 2023 onde foram 09 indivíduos devolvidos à justiça.
“São condenados que estavam soltos por força da lei, através das “saidinhas”. Há também os foragidos por conta de falta de pagamento de pensão alimentícia, porém, os que tiveram as saídas e não retornaram mais são a maioria”, disse o comandante da GMJ, inspetor Benedito Marcos Moreno.
Ainda segundo o comandante, o aumento do efetivo e o reforço no patrulhamento tem tido resultados importantes nas capturas desses indivíduos que não retornaram às prisões.
“Com certeza as orientações sociais que os guardas fazem durante o patrulhamento tem sido fundamental para localizar e capturas esses foragidos que acabam se abrigando na rua de alguma forma”, completa o comandante.