As vendas para o Dia dos Pais foram consideradas positivas para 60% dos lojistas ouvidos em pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL).As roupas, calçados, perfumes e acessórios foram os presentes preferidos pelos consumidores do comércio do Centro de Jundiaí. Óculos, relógios, livros e kits de churrasco também fizeram parte da lista de presentes na data, considerada a terceira melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal e Dia das Mães.
Levantamento feito pelas entidades uma semana antes da data apontou que dos lojistas estimavam aumento nas vendas entre 3 a 5%, em comparação com 2018. A estimativa foi confirmada para 24% dos lojistas na pesquisa após a data com comerciantes da região central. Já 22% dos entrevistados não souberam precisar. Para 11% o desempenho foi abaixo do esperado.O valor do tíquete médio ficou entre R$ 60 e R$ 150. Para atrair o consumidor, comerciantes apostaram em promoções, oferta de kits presentes a partir de R$ 70 com até duas peças como calça e camisa, além de sorteios.
“Diante do cenário econômico atual, o resultado ainda não é o ideal, mas apresenta constatações relevantes que reforçam a tendência do ritmo de crescimento do comércio varejista nos últimos meses. Seguimos otimistas com a retomada da economia”, avalia Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL Jundiaí. A expectativa é que as vendas do segundo semestre sejam impulsionadas entre os meses de novembro e dezembro, com as promoções da Black Friday e do Natal, conforme projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) .