A Prefeitura de Jundiaí (SP) confirmou o quinto caso de febre maculosa em 2023. O paciente é uma criança de três anos, que, após o tratamento, se curou da doença.
A administração municipal recebeu a confirmação do diagnóstico nesta semana e informou que a investigação epidemiológica ainda está em fase de conclusão para confirmar a autoctonia.
Desde o início deste ano, a cidade registra três mortes por febre maculosa.
Em junho, o empresário e piloto Douglas Costa, de 42 anos, que morava em Jundiaí, morreu após contrair a doença em Campinas (SP).
Já em 18 de outubro, outra morte pela doença foi confirmada na cidade. A vítima era um homem de 48 anos, que teve os primeiros sintomas no dia 29 de setembro e morreu em 3 de outubro.
A terceira morte do ano foi confirmada no dia 7 de novembro. Segundo a prefeitura, a vítima, uma mulher de 58 anos, morava em uma área de transmissão da doença e começou a ter os sintomas em 11 de outubro. Ela foi atendida pelo serviço municipal de saúde e morreu em 17 de outubro.
Entre 2017 e 2020, foram registrados dois casos positivos da doença por ano em Jundiaí. Em 2021 e 2022, um caso foi registrado em cada ano. Nestes períodos, não houve registro de mortes.
Fonte: G1