Cemitérios públicos devem receber 18 mil pessoas no feriado de Finados

Aproximadamente 18 mil pessoas são esperadas nos dois cemitérios públicos de Jundiaí, no Dia de Finados, na quinta-feira (2). Segundo a prefeitura, os cemitérios Nossa Senhora do Desterro e do Montenegro ficarão abertos para visitação das 7h às 17h e haverá interdição de vias para facilitar o acesso aos dois locais.

No Cemitério Nossa Senhora do Desterro, serão celebradas três missas em homenagem à data, às 8h, 10h e 16h30. A Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) orienta que os visitantes evitem levar flores e vasos de planta que acumulem água para prevenir criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Segundo a prefeitura, os túmulos mais visitados nos cemitérios municipais são os de Leonardo Cavalcanti, Dr. Domingos Anastasio, Maria Polito, Vigário João José Rodrigues e Vasco Antônio Venchiarutti, todos no Nossa Senhora do Desterro.

No Dia de Finados, também haverá carrinhos elétricos de passageiros em ambos os cemitérios para auxiliar pessoas que tenham a mobilidade reduzida.

Interdições de vias e transporte público

A prefeitura informou, ainda, que fechará as vias no trecho de acesso a ambos os cemitérios. Os motoristas que circularem por esses locais na quinta-feira devem ficar atentos às alterações. Pelos trechos, haverá sinalização e agentes de trânsito para auxiliar o fluxo de veículos.

Na quarta-feira (1º), todas as linhas seguirão a tabela horária normal, exceto a que atende o Paço Municipal, que vai seguir horários especiais por não haver experiente público. Já na quinta-feira, o Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) vai operar com horários de domingos e feriados. Os horários das linhas estão disponíveis no site da prefeitura.

Várzea Paulista

Em Várzea Paulista (SP), haverá missa campal no feriado em dois horários, às 9h e às 15h, no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Piedade, que passa por uma limpeza e manutenção como forma de preparo para receber visitas no feriado.

Na quinta-feira, o cemitério, que fica na Avenida Walter Gossner, 5.600, funcionará das 8h às 17h.

Com informações do G1