Iniciada no dia 1º, a Campanha Nacional de Multivacinação, que termina na próxima terça-feira (31), visa aumentar a cobertura vacinal, atualizando as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Dados do Ministério da Saúde apontam que, desde 2015, o cenário é preocupante e muitas vacinas estão abaixo da cobertura preconizada, de 95%.
Antes da vacinação em massa, em 1980, o Mundo apresentava cerca de 500 mil casos de Pólio por ano, ou seja, eram 500 mil crianças com a doença. Eram muitas Rosas.
“A campanha reduziu o risco e a paralisia infantil foi erradicada no Brasil, não sendo registrados casos desde 1989. Mas, atualmente, estamos em alerta e prevendo um caso a qualquer momento. Com a baixa procura pela imunização, o risco é grande de a doença voltar. Já temos registro em países como os Estados Unidos. Se não vacinarmos, poderemos ter novas histórias como a de Rosa e de tantos outros, cheias de sofrimentos e com limitações impostas por doenças que têm vacina e podem ser prevenidas”, afirma o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
“O vírus estão circulando, o da Pólio, o do Sarampo, entre tantos outros. Os pais e/ou responsáveis precisam manter as carteiras de vacinação das crianças atualizadas. São doenças que podem deixar sequelas e até matar. O esforço precisa ser coletivo”, acrescenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.
Pontos de vacinação
Em Jundiaí, as 17 vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização, além das doses contra Covid-19 e Influenza (gripe), estão sendo disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, durante a semana, no horário das salas de vacinação dos equipamentos.
Último balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que desde o início da campanha foram aplicadas no Município 3.809 doses de vacinas no público alvo, sendo 1.411 em menores de um ano de idade, 1.225 em crianças de 1 a 4 anos, 325 na população de 5 a 8 anos, e 848 doses em adolescentes de 9 a 14 anos. Foram verificadas 4.912 carteirinhas.