O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) recebeu, nesta semana, a visita da equipe do HCor responsável pelo apoio na implementação do Programa Hospital Seguro para a Pessoa Idosa (PHSPI). O objetivo do encontro foi acompanhar a evolução do projeto, aderido pela Instituição no ano passado e executado pela Associação Beneficente Síria – HCor, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O HSV é um dos cinco selecionados, dentre 34 hospitais brasileiros, e o único participante da região sudeste.
O programa do HCor que implementa o modelo de atendimento hospitalar centrado na pessoa idosa foi dividido em dez passos que norteiam todas as atividades dos participantes. A fase atual é de consolidação das ações e a meta é que todo o programa seja implantado até dezembro deste ano. Para tanto, foi criado um Comitê Interno de Trabalho, composto por uma equipe multiprofissional.
De acordo com a gerente assistencial do HSV, Grace Campos, o programa contribui para a implantação de processos que reduzam situações como queda, lesão por pressão, desnutrição, broncoaspiração, iatrogenia medicamentosa, declínio funcional e demais complicações comuns neste grupo de pacientes.