A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) iniciou, nesta semana, o processo de integração de cinco médicos encaminhados à cidade, a partir do Programa Mais Médicos. Os profissionais vão compor equipes de Estratégia de Saúde da Família, em equipamentos da Atenção Básica.
“As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família são a porta de entrada do usuário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A integração desses novos profissionais permitirá a criação de novas equipes de Saúde da Família, ampliando o acesso da população ao cuidado, por meio de um atendimento mais próximo do usuário no território em que está inserido. Assim é possível ofertar uma assistência alinhada com a necessidade do indivíduo dentro do seu contexto de vida, incluindo questões sociais e que permeiam o estilo de vida da pessoa atendida”, destaca a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Rosa.
Jundiaí, nos últimos quatro anos, ampliou o atendimento com médicos da família, com mais de 30 equipes atuando por toda a cidade.
Entre os profissionais alocados para a cidade está Ana Paula Rocha, que veio de Goiás. “Sou formada há cerca de três anos e fiz adesão ao edital, por se tratar de uma ótima oportunidade de aprendizado e de auxílio. Trago minha experiência em Pronto Socorro para atuar na Estratégia da Família, uma área que gosto muito”, ressaltou, enquanto conhecia o trabalho da Clínica da Família Hortolândia.
O Programa Mais Médicos é uma ação do Governo Federal, com apoio de Estados e Municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS. Até dezembro, mais quatro profissionais serão enviados para a cidade.