Comparado e classificado entre as melhores e mais renomadas instituições de saúde do Estado, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) coleciona grandes conquistas ao longo dos últimos anos, ressaltando a importância do serviço e provando a efetividade e excelência de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Jundiaí.
Em 2022, em meio a diversos investimentos e reformas para melhor atender à população, a instituição entregou o novo espaço da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) II e Unidade Pós-Operatória (UPO), voltado para internação de pacientes cardiológicos e cirúrgicos, respectivamente. A unidade foi totalmente revitalizada e ampliada, promovendo um ambiente mais acolhedor, confortável e equipado.
Após um ano de sua entrega, o espaço é motivo de orgulho para os profissionais de saúde e gestores que atuam na organização. Na ocasião, com recursos provenientes do Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa “Mais Santas Casas”, foram destinados ao HSV o total de R$ 3 milhões a serem empregados na reforma e ampliação não só da UTI II e UPO, mas também para enfermaria de Saúde Mental, entregue em dezembro do mesmo ano.
Desde sua inauguração, a unidade registrou 1.329 pacientes atendidos no local, sendo 706 pacientes na UTI II – provenientes de cirurgias cardíacas como revascularização do miocárdio, trocas valvares, aneurismas de aorta, procedimento para implante de marca-passo e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) – e 623 pacientes na UPO.
Estrutura Física
A reforma faz parte do projeto de readequação de todos os leitos de UTI do hospital, do total de 242 leitos, 60 são de UTI. Cada detalhe do espaço, localizado no segundo andar do prédio, foi planejado priorizando os padrões de qualidade, segurança, humanização e acessibilidade, proporcionando maior bem-estar aos pacientes. Reformulada, toda a área foi equipada com sistema de climatização dutado com renovação de ar, ampliando a qualidade e a segurança do ar interno. A unidade também ganhou quase o triplo de sua área anterior, saindo de 180m² para 447m², e conta hoje com dois isolamentos, usados na assistência de pacientes em estado grave e que necessitam de restrição de contato. A amplitude e distribuição dos leitos otimizaram a visualização dos pacientes internados.
A modernização da UTI II e UPO incluiu desenvolvimento do projeto, planejamento – uma vez que a unidade sempre esteve em operação; estrutura, alvenaria, adequação de piso, substituição de janelas, instalação elétrica e hidráulica, pintura, aquisição de equipamentos e mobiliários.