Com a crescente evolução da tecnologia e a alta variedade de aparelhos eletrônicos no mercado, a quantidade de lixo eletrônico descartado é sempre muito alta. Sendo assim, a Prefeitura de Jundiaí oferta ao cidadão lugares para a realização do descarte correto dos equipamentos e, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, foi coletado 1,28 tonelada de resíduos.
Os lixos eletrônicos compreendem pilhas, baterias de telefone, baterias automotivas, computadores, celulares, impressoras, teclados, controles de videogame, CPU’s, entre outros. O descarte deve ser feito nos ecopontos. Caso o munícipe tenha uma grande quantidade de resíduos e não tenha condução, ele poderá aguardar a coleta seletiva do bairro e entregar o material nas mãos do coletor. As pilhas e baterias podem ser entregues também no ponto de coleta do Complexo Argos ou na coleta de recicláveis do bairro.
Para descarte, eles devem ser colocados em pequenas caixas e serem identificados. Pilhas e baterias podem, ainda, ser armazenadas em sacolas. “É fundamental que o munícipe faça essa identificação e descarte corretamente o resíduo. Esses equipamentos possuem compostos químicos perigosos e podem gerar a contaminação do solo ou até mesmo do coletor”, afirma o Diretor de Limpeza Pública, Marcio Moraes.
Vale salientar que o descarte irregular é considerado crime ambiental passível de punição e multa, segundo as Leis Municipais nº 2140/1975 e nº 7.186/2008. “Em mais uma iniciativa sustentável, a Prefeitura dispõe de ecopontos para que o cidadão faça o descarte correto dos matérias. Dessa maneira é possível garantir a destinação adequada dos materiais, reduzir os impactos causados no meio ambiente e contribuir para que tenhamos um mundo com mais qualidade de vida no presente e no futuro”, ressalta o Gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa.