O número de doadores de órgãos no estado de São Paulo cresceu 86% entre os dias 20 e 26 de agosto em comparação com a mesma semana do ano passado. O aumento aconteceu após a repercussão da necessidade de transplante do apresentador Fausto Silva — o Faustão.
Para o governo do estado, o crescimento se deve às campanhas de estímulo à doação, além dos casos de grande repercussão na mídia.
Faustão recebeu um novo coração em um transplante no último domingo (27). O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, que morreu no sábado (26), vítima de um AVC (acidente vascular cerebral).
O número de doadores de órgãos no estado de São Paulo cresceu mais de 10% em 2023, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. De janeiro a 30 de agosto deste ano, houve 696 doadores e, no mesmo período do ano passado, o total ficou em 631.
Em relação aos procedimentos realizados, também houve alta de 10,5%. Foram feitos 5.077 transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rins e córneas no estado de São Paulo neste ano. Em 2022, foram 4.592 procedimentos.
Fonte: R7