Desde desta terça-feira (29), as operações de trânsito em Jundiaí, cujo objetivo é priorizar a segurança viária, preservando vidas, terão mais equipamentos tecnológicos como aliados. O Departamento de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) realizou a entrega de seis etilômetros, também chamados de bafômetros, para os policiais militares do 11º BPMI e 49º BPMI.
Dos equipamentos entregues, quatro são etilômetros passivos, – que ainda não tinham na segurança pública do Município – e que permitem que com a aproximação ao condutor ou ao interior do veículo seja possível detectar se há álcool no ambiente e/ou no ar.
O uso de etilômetros é importante, uma vez que, em blitz de trânsito, amplia os meios de identificação da presença de bebida alcoólica no organismo do condutor, sendo mais assertivo e de forma justa, possível responsabilizar quem estiver embriagado, e retirá-lo das vias para que não coloque as vidas de outras pessoas e a dele mesma em risco.
“São equipamentos que vão nos auxiliar nas nossas ações para salvar vidas, uma vez que, com os policiais realizando a fiscalização de alcoolemia, esperamos que haja diminuição de pessoas que dirigem após ingerir bebida alcoólica, o que é um dos principais motivos para os sinistros graves e mortes no trânsito”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Os equipamentos entregues são aprovados e aferidos pelo INMETRO.
“Agradecemos a entrega desses equipamentos que chegam para solidificar a nossa parceria com o Município, mais que isso, visa salvar vidas”, afirma o Tenente Coronel PM Robinson Pomílio, comandante do 11º BPMI.
“Tenho certeza que, com esses equipamentos, iremos aumentar a segurança viária na nossa cidade. Agradecemos pela parceria”, reforça o Tenente Coronel PM Ricardo Moreira, comandante do 49º BPMI.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista pego após consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica receberá multa e terá cometido uma infração gravíssima. Ficará proibido de dirigir durante um ano, terá o carro recolhido pela Polícia e ainda terá que efetuar o pagamento de uma multa que corresponde a R$ 2.934,70. Além disso, caso o motorista seja pego mais de uma vez pelo mesmo motivo, o valor da multa será dobrado.