Em mais uma reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Pessoas em Situação de Rua da Câmara de Jundiaí, o grupo de vereadores esclareceu dúvidas e coletou informações da equipe de saúde da rede municipal sobre o atendimento a essa população. O encontro aconteceu na última terça-feira (22) e contou com a participação do coordenador de Saúde Mental da prefeitura, Alexandre Sandri, e sua equipe. A frente foi formada por iniciativa do vereador Faouaz Taha e teve a primeira ação com a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social em junho deste ano. O objetivo do grupo, segundo Faouaz, é ouvir ainda entidades filantrópicas e outras pastas do governo municipal envolvidas no tema.
“Nossa intenção é fazer um mapeamento do cenário hoje em nosso município. Sabemos que, desde a pandemia, essa situação se agravou não só em Jundiaí, mas não podemos fechar os olhos. A atuação dos vereadores é limitada, já que não executamos medidas, porém, podemos ouvir, dialogar, apontar percepções e contribuir com políticas públicas que atendam a população de rua e, igualmente, ofereçam maior segurança aos bairros afetados por essa triste realidade, como o Centro”, diz Faouaz.
Durante a reunião, os especialistas abordaram a questão da dependência química, que atinge boa parte das pessoas em situação de rua e detalharam os devidos acolhimentos feitos pelas unidades da rede de saúde municipal, como os CAPS, sempre integrado com os equipamentos de triagem e abordagem da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social.
“Agradeço muito a participação dos vereadores e parabenizo o trabalho sério já feito pela equipe de saúde. Queremos somar forças para que essa questão seja enfrentada da melhor forma em nossa cidade”, avaliou Faouaz.