A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizou no último sábado (19), a IV Conferência Municipal de Cultura com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, no Centro Cultural Nipo Brasileiro. O evento visou promover o debate sobre políticas públicas culturais, avaliar e propor novas diretrizes para o Plano Nacional de Cultura e eleger os novos membros do Conselho de Cultura para o biênio 2024-2025.
Segundo o Secretário de Cultura e Turismo, Jean Carlo Cunha, estiveram presentes 64 pessoas no encontro. “Nesta conferência, exercitamos a democracia com a participação dos moradores que acreditam nos impactos positivos de investir na cultura. É gratificante saber que nossa cidade conta com muitas pessoas interessadas nessa transformação”, afirmou Jean.
Logo no início, durante o momento de credenciamento, os convidados que aguardavam a abertura do evento foram recebidos com música pelo artista local, Thomas Velozo. Houve também uma sessão de interação entre os participantes, na qual foram informados sobre todas as atividades que ocorreriam ao longo do dia. Após a leitura do regimento, deu-se início à apresentação dos seis grupos divididos por eixos temáticos.
Os eixos temáticos de discussão foram:
Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
No segundo bloco, foram apresentadas as deliberações para a plenária e realizadas as votações para selecionar os delegados – titulares e suplentes – que representarão o município na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) Oficial, marcada para dezembro em Brasília. Os representantes eleitos foram: Doroty Rojas, Mariana de Menezes Guedes e Paulo Roberto dos Santos como delegados titulares, além de Leda Pellico e Tiago Pinheiro de Souza Silva como suplentes.
Walter Alves de Oliveira, mais conhecido como Pai Walter e morador do bairro Estância São Paulo, ficou sabendo do evento e, mesmo com outros compromissos para o sábado, priorizou sua presença na Conferência. “Olhar para a diversidade e incentivar a cultura fazem parte dos meus princípios, seja por questões religiosas, culturais afro, LGBT ou qualquer outra. E ver que a prefeitura promove ações que investem e abrem portas para ouvir a todos, acho isso fundamental”, afirma o munícipe.
Vivendo da arte!
Tuko Slobodian, residente no bairro Estância Figueira Branca, se encantou por assuntos culturais desde a adolescência, especialmente através da fotografia, e integrou a cultura em sua vida. Como um dos visitantes do evento, ele enfatizou a valorização da cultura por parte da administração local, destacando que é evidente que essa administração valoriza a cultura. “Um evento como esse traz benefícios significativos para todos”, afirma o morador dizendo que a cultura possui a capacidade de conferir identidade às pessoas.