Seguindo orientação do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista prorrogou a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) até o dia 31 de agosto devido à baixa procura pela imunização. Segundo dados da secretaria de saúde, a expectativa era aplicar 28.820 doses durante este inverno, mas até o momento, somente 16.803 doses foram aplicadas, resultando em uma cobertura vacinal de apenas 42,11% para gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde e professores, e de 3,39% para povos indígenas.
A imunização é uma das medidas mais eficazes para prevenir a gripe e suas complicações, especialmente em grupos mais vulneráveis, como gestantes, idosos e profissionais da saúde. Diante disso, especialistas alertam para a importância de todos buscarem a vacinação. “A vacinação é fundamental para proteger a saúde de todos e prevenir complicações causadas pela gripe. Principalmente no período do inverno, é crucial fortalecer o sistema imunológico e garantir a proteção contra doenças sazonais”, ressalta Cristiane Hurtado Ziviani Tonetto, chefe de divisão de vigilância epidemiológica.
Para se vacinar contra a gripe é preciso apresentar um documento com foto e, no caso das crianças, o cartão de vacinação. As doses estão disponíveis nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS): Vera Regina, Ambulatório Central, Botujuru, São José, Parque Internacional e Pau Arcado, com horário de funcionamento das 7h30 às 11h e das 13h às 15h.