Tendo em vista que as forças de segurança receberam chamados de moradores que teriam avistado uma onça-parda em uma área de mata nas proximidades do Jardim Tarumã, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Corpo de Bombeiros e a Associação Mata Ciliar, de maneira conjunta, divulgam orientações para a população em caso de avistamento do animal.
Desde o primeiro chamado, a equipe do 19º Grupamento de Bombeiros, sob o comando do 1º Tenente Flávio Medrado, prontamente se dirigiu ao local em diversas ocasiões.
Na quinta-feira (22), a equipe do Corpo de Bombeiro foi acionada por duas vezes, deslocando-se ao local, porém sem encontrar o felino.
Portanto, com o intuito de garantir a segurança dos munícipes e a preservação da vida selvagem, recomenda-se à população que adote algumas medidas de precaução e, em caso de avistamento desse animal, informe imediatamente as autoridades competentes.
Orientações:
· Não tente, de forma alguma, capturar o animal;
· Evite adentrar áreas de mata;
· Evite realizar lazer e atividades físicas em áreas verdes, dentro e fora de condomínios próximos ao avistamento, especialmente durante o período noturno;
· Mantenha as portas de banheiros, despensas e lavanderias de residências próximas às regiões de avistamento sempre fechadas;
· Mantenha os animais domésticos em local seguro, redobrando a atenção no período noturno em que a presença do felino é mais provável.
· Ao alimentar animais domésticos, evite deixar alimentos expostos por longos períodos de tempo, especialmente durante a noite;
· Acondicione corretamente o lixo;
· Esteja atento a imóveis fechados ou em construção próximos às áreas de avistamento.
Em caso de avistamento do animal, siga as seguintes orientações:
· Caso o animal adentre seu quintal, não tente acuá-lo e ligue imediatamente para as autoridades competentes;
· Mantenha a calma e evite movimentos bruscos. Não vire as costas para o animal ao se afastar, permaneça de frente para ele;
· Evite aglomerações no local;
· Evite fotografar ou filmar o felino.
É importante ressaltar que a onça parda é uma espécie ameaçada de extinção e, portanto, merece todo o respeito e cuidado.
Todo e qualquer animal silvestre é protegido por lei, conforme estabelecido na LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, Art. 29, que proíbe o abate, perseguição, caça, captura ou utilização de espécimes da fauna silvestre.
As instituições contam com a colaboração de todos para lidar de forma responsável e consciente com a presença desses animais.
Para mais informações, entre em contato com:
– Corpo de Bombeiro 193;
– Departamento de Meio Ambiente de Jundiaí tel: (11) 4589-8984 ou e-mail: ambiente@jundiai.sp.gov.br;
– Associação Mata Ciliar: (11) 4815-5777