Na última segunda-feira (05), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os alunos do Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) participaram de uma palestra sobre energias renováveis e ações de arborização, realizada no Espaço Nipo Brasileiro. A proposta é incentivar o consumo consciente e alertar sobre os perigos da energia elétrica.
Durante o encontro, a CPFL fez importantes alertas para os alunos, como os cuidados de não usar o celular enquanto a bateria é recarregada, não deixar o celular recarregado sobre a cama, pois pode pegar fogo por conta do contato do aparelho com o lençol e não mudar a temperatura do chuveiro enquanto está ligado.
O eletricista de Distribuição, Rodrigo Nani Ogi, simulou através de uma maquete, um choque causado pela linha de pipa em contato com a rede pública e mostrou como evitar o risco de choque nos fios ou cabos elétricos públicos, além de como evitar acidentes domésticos.
Segundo o coordenador de Operações da CPFL, Fabiano Gonçalves, o foco da palestra foi a segurança. “Quando se trata de energia elétrica, o risco é alto, porque esse tipo de energia você não vê, não sente cheiro e não vê a cor. Por isso muitas vezes as pessoas acabam negligenciando os riscos e acabam se acidentando. E como a CPFL detém conhecimento e especialistas na área, nada mais justo do que nós disseminarmos esse conhecimento, para que quando elas se depararem com alguma situação perigosa, elas saibam o que fazer”.
O palestrante e técnico de Operações da Rede de Distribuição, Marcos Boscariolo comenta sobre a preocupação com o bem-estar e a segurança da população. “Muitas pessoas não sabem do risco que a rede elétrica pode oferecer para elas. Portanto, quando as pessoas aprendem a se portar em uma situação de emergência, elas podem garantir não somente a própria vida delas, mas como também das outras pessoas que estão ao redor dela”.