H.U de Jundiaí conquista selo de acreditação no mais alto nível de exigência

O Hospital Universitário de Jundiaí (HU) conquistou a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) no nível máximo de excelência. Essa conquista traz consigo uma série de vantagens significativas para a instituição, tais como aprimoramento da qualidade dos serviços, fortalecimento da imagem institucional, aumento da confiança dos pacientes, otimização da eficiência operacional, desenvolvimento dos profissionais e acesso a parcerias e convênios de maior qualidade. Esses benefícios contribuem para a excelência da organização de saúde e para o bem-estar dos pacientes.

“A acreditação é um programa contínuo, com vistorias permanentes, e para manter o selo de qualidade, é necessário seguir as regras estabelecidas. A acreditação é um instrumento fundamental para ampliar a qualidade, segurança e eficiência dos serviços prestados aos pacientes”, explica Itibagi Rocha Machado, diretor superintendente do HU.

“Vocês, funcionários deste hospital, são pessoas comprometidas com o fluxo e com o selo de acreditação. Vocês merecem reconhecimento e respeito. Afinal, em um curto espaço de tempo, vocês conquistaram as medalhas de bronze, prata e agora a de ouro. Ao ter minha filha aqui, percebi o quanto as pessoas se dedicam neste hospital e vi o amor que vocês têm pelos pacientes”, enfatiza o prefeito Luiz Fernando Machado.

O processo de acreditação, realizado com base na metodologia da ONA, é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as organizações de saúde a avaliar seus processos e identificar áreas de melhoria, com foco na segurança do paciente.

O Hospital Universitário passou por todas as etapas necessárias para obter a acreditação, obtendo o certificado ONA 1 em fevereiro de 2020, o certificado ONA 2 em abril de 2021 e, finalmente, em março de 2023, recebeu a equipe da Fundação Vanzolini, responsável pela avaliação e recomendação da acreditação. Bruno Casagrande, gerente da Fundação Vanzolini, destaca que menos de 10% dos hospitais conseguem progredir tão rapidamente nos três níveis de acreditação.
Evaldo Marchi, diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), compara essa conquista à de um atleta. “O atleta busca cada passo até chegar à medalha de ouro, e hoje alcançamos o ouro com essa acreditação de excelência. A FMJ faz parte disso, não medindo esforços para auxiliar o HU na infraestrutura e na pesquisa.”

José Antônio Parimoschi, gestor de Finanças, recomenda que os colaboradores do hospital carreguem o selo de acreditação na alma, não no coração, pois o coração para de bater, mas a alma vive para sempre. Ele ressalta que o hospital ainda fará história, ao trazer vida, alegria e luz para as pessoas, e os colaboradores servem com qualidade.

Antonio Carlos Albino, vereador e presidente da Câmara, ressalta a excelência do serviço público de saúde em Jundiaí, enquanto o prefeito destaca o processo de certificação que envolveu as pessoas do hospital.

O Hospital Universitário de Jundiaí comemora essa conquista e se orgulha de ser um dos únicos hospitais universitários a obter a acreditação no nível de excelência.