Foram mais de 645 procedimentos realizados em março, média é de 21 cirurgias ao dia, quase uma a cada uma hora.
O mês de março registrou o total de 647 cirurgias realizadas no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), este é o segundo maior número de procedimentos desde outubro de 2019, período pré-pandemia, ocasião em que foram realizadas 710 cirurgias. Em dezembro do ano passado o índice chegou a 700 procedimentos realizados. O avanço é importante para a saúde de toda a região.
“Temos superado inclusive os índices de antes da pandemia covid-19”, destaca o superintendente do HSV, Matheus Gomes. “Em 2019 realizamos em média 608 cirurgias a cada mês e neste último mês superamos em 6,5% este número. Isso demonstra o comprometimento que temos com a saúde de nossa região, deixando evidente o empenho de todos os colaboradores, o nosso potencial operacional e a importância da soma de esforços entre a gestão municipal e o hospital. A união desses esforços gera melhor eficiência aos equipamentos de saúde”, explica.
Do total de cirurgias realizadas, 419 são procedimentos de urgência e 228 são eletivas. O HSV é referência em alta complexidade em cardiocirurgia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia e urgências e emergências para uma população de aproximadamente 900 mil habitantes, que incluem Jundiaí e outros municípios vizinhos. Em média são realizados 33 mil atendimentos mensais.
O HSV realiza cirurgias em 15 especialidades diferentes, sendo que ortopedia representa 33% das cirurgias feitas no último mês. Em seguida estão as cirurgias gerais que representam 18% e urologia, com 8%.