Motociclistas são autuados pela PM por transitar com motos barulhentas em Jundiaí  

Nesse final de semana, 24 e 25 de março, a Polícia Militar realizou uma operação na região da Avenida Nove de Julho com ênfase à constatação de escapamentos de motocicletas produzindo ruído excessivo.

Esse tipo de problema tem sido recorrente e bastante reclamado pela população de Jundiaí. Por esse motivo, a Polícia Militar manterá a realização das operações no local citado e estuda a sua expansão para outras regiões da cidade. Durante a operação do final de semana, foram fiscalizadas 37 motocicletas e 8 delas foram autuadas por estarem transitando com o escapamento alterado, diferente do origina e que produzia ruído excessivo.

Os modelos de escapamentos similares são permitidos, porém para serem considerados similares, têm que manter a mesma finalidade do original, a diminuição do ruído do motor é uma dessas finalidades. Modelos esportivos não são autorizados pelo DETRAN, pois não mantêm a mesma finalidade do original, já que produzem ruídos excessivos. Existem dois modelos esportivos bastante usados pelos infratores de trânsito, um conhecido como “Tubão” e outro conhecido como “Estralador”.

Escapamento alterado em motocicleta. (Foto: PM)

Existem três tipos de infrações, a primeira é transitar sem o escapamento, ou seja, em descarga livre. A segunda é transitar com o escapamento defeituoso, furado, ou sem o miolo. E a terceira é a mais corriqueira, transitar com o escapamento alterado, o que configura característica alterada no veículo. As infrações são todas de natureza grave e seu valor é de R$ 195,23, além do bloqueio do documento para vistoria no DETRAN, após a regularização da motocicleta.

Fonte: CB PM Inácio