Os dois primeiros meses de 2023 apontam a queda em 55% no número de furtos no Centro, de acordo com estatísticas da Unidade de Segurança Municipal (UGSM) através da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). Neste primeiro bimestre foram quatro furtos atendidos pelas equipes que atuam no programa Centro Seguro. No ano anterior, nove. A diminuição em comparação com o ano anterior, segundo a GMJ, se dá pelos investimentos realizados em efetivo e equipamentos. Até o final de 2024 os investimentos somarão cerca de R$ 60 milhões em segurança.
Diferentemente de números da Secretaria de Segurança Pública onde a contabilização é feita por distritos policiais, os números da GMJ são feitos bairro a bairro, o que é possível saber a quantidade de delitos em cada localização.
Em 2022 houve aumento do efetivo e da aquisição de mais viaturas pela administração municipal, o que ajudou a encorpar o programa Bairro Seguro (Centro e Ponte São João) e outros setores da GMJ. Até 2024, serão investidos cerca de R$ 60 milhões, entre construções de sede e canil, investimento em tecnologia, veículos e equipamentos.
“Não vamos parar por aí. Estamos com mais 56 guardas em formação o que vai nos ajudar a compor outros setores como ronda escolar e patrulhamento comunitário. Hoje já estamos com o maior quantitativo da história da corporação”, disse o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, que reforçou a importância das vítimas registrarem boletins de ocorrências. “Muitos delitos acontecem e não ficamos sabendo. É fundamental que saibamos do fato para que possamos deter o suspeito. A participação da vítima é importante nesse cenário.”
A comerciante Juliana Novaes diz que a proximidade com os guardas traz a sensação de segurança. “Vemos diariamente os guardas a pé e com viatura, nos sentimos mais seguros com eles por perto, o que acaba até criando amizade com os agentes”, disse.
Histórico
Criado em 2019, o programa Centro Seguro tem tido resultados positivos. A iniciativa promove a aproximação de guardas municipais a munícipes e comerciantes, com patrulhamento a pé e com viatura, tendo o auxílio do monitoramento de câmeras.
Com atendimento de segunda a segunda, – inclusive nos feriados – a Guarda Municipal de Jundiaí reforça que para qualquer situação de suspeita ou ato delituoso, basta entrar em contato com os telefones 153 – Disque Emergência, com ligação gratuita; e 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT). Ou por meio do cadastro no Aplicativo Jundiaí – disponível para aparelhos smartphone e IOS – onde se encontra o acesso para Segurança e Proteção do Cidadão – Emergência Guarda Municipal.