Bancos suspendem consignado do INSS após governo baixar juros

Os bancos suspenderam nesta quinta-feira (16), temporariamente, a concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A medida ocorre após o Conselho Nacional de Previdência Social ter aprovado a redução de 2,14% para 1,7% ao mês o teto de juros para essas operações de crédito.

O teto para as operações com cartão consignado também foi reduzido, de 3,06% para 2,62%. Entre os bancos que anunciaram a decisão estão Itaú, Mercantil Brasil, Banco Pan e Daycoval.

Cerca de 14,5 milhões de aposentados do INSS têm empréstimo consignado, com valor médio de R$ 1.576,19.

A mudança nos juros no momento atual de restrição da oferta de crédito foi feita à revelia do Ministério da Fazenda pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e acabou criando um embaraço para o presidente Luiz Inácio Lula, já que uma eventual reversão da medida teria custo político para o governo.

O presidente criticou, em um evento nesta semana, o anúncio de medidas por seus ministros sem o aval da Casa Civil. Um dos alvos do recado de Lula foi justamente o ministro da Previdência, que no início do governo já tinha sido desmentido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, depois de ter acenado com a reversão de regras aprovadas na reforma da Previdência.

Lupi comemorou a redução dos juros nas redes sociais e afirmou que ela é uma bandeira do governo. Mas a decisão não teve o aval da área econômica, que avalia defender uma reversão da medida, diante do cenário de risco de crédito.

Fonte: Agência Estado