Nesta quarta-feira (15), data em que é celebrado o Dia Internacional do Consumidor, o Procon de Jundiaí divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com os registros de reclamações finalizadas ao longo de todo o ano de 2022. Esse cadastro é publicado anualmente, em cumprimento a uma determinação do art. 44, do Código de Defesa do Consumidor, para que se dê ampla divulgação à população sobre as reclamações tratadas junto aos órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.
As empresas que ocupam as primeiras posições são do setor de telecomunicação. Em primeiro lugar está a Claro e em segundo a Telefônica. A maioria das queixas são relacionadas a cobranças indevidas, como pequenos valores lançados na conta do consumidor. Além disso, questões contratuais e má qualidade na prestação dos serviços completam a lista. Outra empresa do setor que aparece na 7ª colocação é a TIM.
Empresas do mercado financeiro também figuram na lista em grande volume. O 3º lugar geral foi ocupado pelo Banco BMG e o 4º pelo Banco Pan. A maior parte das reclamações envolvem empréstimos consignados e cartões não solicitados pelo consumidor. No ramo, ainda aparecem no ranking os bancos Bradesco, Bradescard, Caixa Econômica Federal e Banco C6 Consignado.
Destaque também para a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL), que aparece na 5ª colocação. As reclamações estão relacionadas a renegociação e/ou parcelamento de dívida, dificuldade para religação após suspensão do fornecimento e cobrança por irregularidade ou defeito na medição.
“É fundamental que o consumidor tenha acesso a essa lista, pois assim ele poderá conhecer e pesquisar a qualidade dos serviços que estão sendo adquiridos, além da taxa de resolução dos problemas, caso haja algum. Vale dizer que o Procon está à disposição do consumidor para auxílio com essas demandas”, destaca a Chefe do Procon de Jundiaí, Valéria Tavares Alcântara.
O Procon está localizado na rua Barão de Jundiaí, 153 – Centro. Desde o dia 13 foi inicia a Quinzena do Consumidor. A programação completa pode ser conferida clicando aqui.