A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – identificou, no bairro Terra Nova, o segundo caso de morcego positivo para raiva. Os responsáveis pela área foram orientados e os técnicos também fizeram a busca de sinais de colônia nas proximidades do caso identificado.
“Esse caso foi focal e realizamos todas as atividades preconizadas, com foco nas orientações”, esclarece o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
O morcego era da espécie Myotis nigricans, insetívoro muito comum no Município. O outro caso, da mesma espécie, foi identificado no dia 16 de janeiro, no bairro Gramadão. Em 2022, a cidade contabilizou, ao todo, três casos de raiva em morcegos.
Orientações
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente a VISAM, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do animal.
Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.
A vacina antirrábica está disponível gratuitamente na VISAM, a partir de agendamento telefônico. A vacinação dos cães e gatos deve ser feita anualmente.