Desde o mês de dezembro, época em que as chuvas constantes começam a aparecer e a Operação Verão é iniciada, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) realiza os trabalhos de roçada para eliminar o mato alto da cidade. Desde então, já foram cortados dois milhões de metros quadrados de ervas daninhas e grama em todas as regiões de Jundiaí.
“A chuva e o calor são fatores que contribuem para o crescimento acelerado da vegetação daninha. Dependendo da espécie, o crescimento pode chegar a nove centímetros por dia. Por isso colocamos, diariamente, 320 funcionários para fazer a roçagem do mato nas ruas”, afirma o diretor de Parques e Jardins, Rudislei Santos.
Além dos trabalhos diários, neste período são acrescentados os mutirões aos finais de semana. As equipes estão espalhadas por todas as regiões da cidade e as principais vias de Jundiaí são roçadas em horários de menor fluxo de veículos, com o intuito de causar menos impacto no trânsito. A média/semana é de cerca de 600 mil metros quadrados de mato cortado.
Volta às aulas
Neste período que antecede o retorno das aulas, as equipes também atuam nas unidades escolares e áreas de atividades de desemparedamento da infância. A programação semanal pode ser consultada no site da Prefeitura de Jundiaí.