Cinquenta gavetas sociais começam a ser construídas pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista na próxima semana, no Cemitério Bosque da Saudade, no Jardim Guanciale. A empresa responsável por fazer o serviço já está com o canteiro de obras instalado e aguarda, apenas, a chegada de materiais para dar início à construção – serviço que deve durar entre 10 a 15 dias para ser finalizado. É importante frisar que essas gavetas são exclusivas para aqueles que não têm condições de pagar por um lote no local e nem mesmo pagar a taxa de uso das gavetas. Uma outra frente de trabalho atua também na limpeza e pintura do espaço.
O objetivo é não deixar as famílias desamparadas em um momento tão delicado. Além disso, medidas emergenciais foram tomadas pelo poder público, como a parceria com cemitérios das cidades vizinhas. “Em nenhum momento a Prefeitura se omitiu e sempre fez o acolhimento das famílias, auxiliando no sepultamento. “A prefeitura se preocupa e nunca deixou de cumprir com a sua obrigação com a população”, diz o secretário da Casa Civil, Leandro Bizetto.
Outra ação importante foi possibilitar a vinda de um novo cemitério no município. A empresa responsável trabalha, agora, na liberação das licenças ambientais.
Mais uma medida que é fundamental e foi tomada pela Prefeitura, visa sanar totalmente o problema de superlotação – fato que se agravou por conta da pandemia e falta de investimento das gestões passadas – é a concessão de uma empresa que será responsável pela gestão e investimentos no Bosque da Saudade. A licitação, que está em andamento, prevê que a empresa vencedora faça investimentos, revitalização e construa mais de 500 gavetas no espaço. “O objetivo é deixar o local mais acolhedor para a população”, enfatiza o secretário.
A Prefeitura também está em processo de negociação com o município de Itatiba para que seja oferecido, aos interessados de Campo Limpo Paulista, o serviço de cremação.