A CPFL Piratininga, distribuidora que atende 1,8 milhão de clientes em 27 municípios no litoral e interior paulista, realizou, nesta terça-feira, 3, uma operação de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, em Jundiaí.
A operação conjunta com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) inspecionou 15 residências no bairro Jardim Novo Horizonte, todas com fraudes (quando a irregularidade é através de um relógio-medidor de cliente da companhia) e ligações clandestinas. Oito pessoas foram conduzidas à delegacia e os ramais clandestinos retirados.
Os cálculos sobre a quantidade de energia desviada e os respectivos valores serão feitos pela companhia. As investigações sobre os envolvidos e a prática criminosa em si estão a cargo das autoridades policiais.
Essas operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática ilegal de fraude e furto de energia, que causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, piora a qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a vida da população. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as fraudes e furtos de energia, no momento das revisões tarifárias.
Vale lembrar que as fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.
Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento.
Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.
“O furto de energia gera inúmeros problemas, não apenas para à distribuidora de energia com instabilidade no sistema elétrico, mas também aos clientes e poder público. Por isso pedimos que a população denuncie este crime”, comenta Fabio Carrasco Baptista, gerente de Recuperação de Energia da CPFL Piratininga.
Clientes da CPFL Piratininga podem contribuir, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.