Albino é eleito Presidente da Câmara para o biênio 2023-2024

A última Sessão da Câmara Municipal de Jundiaí de 2022 foi marcada pela eleição para a nova composição da Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos do Legislativo no próximo biênio (2023/2024). O vereador Antonio Carlos Albino, que está em seu segundo mandato, foi eleito Presidente da Câmara, e contará com o auxílio direto do vereador José Antônio Kachan Júnior, eleito para a 1ª Secretaria, e de Douglas Medeiros, escolhido para a 2ª Secretaria.

Em seu discurso inaugural, o novo Presidente enfatizou a importância da união de todos os vereadores em prol de melhorias para o município. “Quero agradecer a todos que acreditaram em mim, minha família e meus amigos, que ficaram na torcida, pois é muito difícil uma pessoa que foi lavrador e engraxate, assumir a Presidência da Câmara de uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo”, complementou Albino. 

O vereador Faouaz Taha deixa a Presidência dia 31 deste mês. Ele aproveitou para agradecer pelos dois biênios em que esteve à frente da Casa e por todas as melhorias alcançadas, especialmente com a reforma do Plenário, trazendo mais segurança e acessibilidade.“Tenho certeza que o Legislativo sai fortalecido. Desejo que essa nova Presidência tenha muito sucesso e que continue agindo para o bem do município.” 

Também foi realizada a eleição dos demais cargos. O vereador Rogério Ricardo da Silva ficou com a Vice-Presidência, enquanto Madson Henrique será o 2º Vice-Presidente. O vereador Paulo Sergio Martins foi eleito 3º Secretário e a vereadora Quézia de Lucca foi escolhida como 4ª Secretária.

Votação  

A eleição de Albino não foi unânime. Dos 19 vereadores, o Presidente eleito conseguiu 11 votos. Os outros oito votos ficaram com o vereador Marcio Pentecostes de Sousa. A votação reflete a pluralidade do Legislativo, que reúne várias siglas e vertentes, representando a totalidade da população. Traduz ainda a liberdade e independência de cada vereador. 

Comissões  

Com a troca de biênio, também serão renovadas as composições das Comissões Permanentes. A eleição deve ocorrer até a primeira Sessão Ordinária de 2023, marcada para 7 de fevereiro. 

Extraordinária

Nesta manhã também tivemos uma Sessão Extraordinária na sequência da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, para discussão de um projeto do Prefeito Municipal.

O Projeto de Lei Complementar nº 1115/2022, que altera a Lei Complementar 460/2008, que instituiu o novo Código Tributário do município, para substituir disposições sobre incidência de IPTU em templos religiosos, base de cálculo do ITBI e atividades e serviços essenciais, foi aprovado.

Fonte: Câmara Municipal de Jundiaí