DDM identifica menor que ameaçava adolescente para enviar fotos nuas

Policiais da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jundiaí identificaram um adolescente de 16 anos, morador em Presidente Venceslau, que vinha ameaçando de morte outra menor, pela internet, caso ela não lhe encaminhasse fotos nuas.

Por se tratar de crime virtual, a identificação do autor se tornou mais difícil para a polícia, uma vez que criminosos virtuais, geralmente, utilizam mecanismos, incluindo programas específicos, para apagar seus rastros.

No entanto, a DDM resolveu se aprofundar no caso e, pouco tempo depois, conseguiu tanto a identificação do infrator como o local de onde estavam partindo as ameaças de morte, explicou a investigadora-chefe Lilian Picchi, que coordenou dois policiais (Caio e Andrea) na ação, sob a supervisão do delegado titular, Marcel Fehr, e da delegada assistente, Aline Nery Bonchristiani.

De acordo com Lilian, com a descoberta do paradeiro do infrator, foi requerido à Justiça mandado de busca e apreensão, que foi concedido e cumprido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Presidente Venceslau.

Depoimento

Para evitar que não fosse encontrado, quatro endereços foram indicados pela DDM no mandado judicial. Ao ser detido, o menor foi levado à delegacia para prestar depoimento e confessou que havia ameaçado de morte a adolescente de Jundiaí para que lhe mandasse fotos nuas.

As ameaças teriam sido feitas pelo aplicativo de celular WhatsApp e pela rede social Instagram, afirmando o menor que essa não havia sido a primeira vez que ameaçava uma mulher para que ela lhe transferisse fotos íntimas.

O caso agora será analisado pela Vara da Infância e da Juventude, que deve aplicar medida socioeducativa contra o menor, uma vez que, por não 18 anos, não pode ser preso.

No entanto, uma das medidas tomadas pela Vara pode ser de internação em unidades de custódia de menores infratores, como a Fundação Casa. A sanção é considerada uma das mais severas entre as previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Fonte: Imprensa Policial