Por Dircélio Timóteo
Moradores do Jardim Santa Gertrudes e entorno aderiram ao programa da Polícia Militar, ‘Vizinhança Solidária’. A proposta que também tem apoio da Guarda Municipal de Jundiaí, tem dado resultado, provando que a união produz resultados eficazes na luta contra a criminalidade.
Muito além dos grupos de WhatsApp, o grupo está criando um aplicativo com imagens em tempo real de vários pontos do bairro, sinal de alerta e localização de apoio nas intermediações.
Outro ponto de destaque será a possibilidade do morador poder viajar e o grupo ajudar na segurança do imóvel – acompanhando remotamente.
A ‘Vizinhança Solidária’ é o conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade da sua importância e responsabilidade na sua segurança pessoal e coletiva. O programa visa incentivar as ações de prevenção primária nos locais onde moram, trabalham ou estudam através de grupo de WhatsApp, para reduzir as infrações penais por meio da identificação, avaliação, ou redução de condições propícias ao delito. A participação da comunidade aproxima os vizinhos e demonstra a importância de cada um na vigilância do local.
Para aderir ao grupo é necessário morar na região e preencher um formulário, que após verificado, é efetivado a participação do morador sem nenhum custo ou compromisso financeiro.
Com mais de 10 anos na Guarda Municipal, e com formação em gestão de segurança pública, Matenauer, além de ser palestrante de cursos sobre segurança domiciliar e corporativa, afirma que a iniciativa funciona se os participantes entenderem seu papel no mecanismo.
“Nós não pedimos para as pessoas agirem como policiais, mas eles são os olhos e ouvidos da polícia no bairro”, conta.
Os moradores afirmam que a sensação de segurança é maior e que juntos podem atuar, ajudando a proteger seus vizinhos de invasores indesejáveis de todos os tipos.