Profissionais do HU realizam exames no Novembro Azul

Com objetivo de alertar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Hospital Universitário de Jundiaí está oferecendo o exame PSA aos colaboradores da instituição como ação do Novembro Azul. Este exame é utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Para diagnosticar antecipadamente a doença é recomendo que homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, procurem um urologista para avaliação individualizada. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Aqueles que integram o grupo de risco são orientados a começar os exames mais cedo, a partir dos 45 anos.

Os profissionais que realizaram o exame aprovaram a iniciativa. “Ter essa possibilidade de realizar o exame durante o trabalho ajuda muito! A gente descuida muito da nossa saúde no dia a dia, e esse acompanhamento é de extrema importância porque pode prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata”, disse o auxiliar de higiene, Claudio Roberto Firminie, 61 anos. “Fazer o exame aqui é muito bom, não precisamos nos ausentar do trabalho para realizá-lo. É uma facilidade para o colaborador, além de conscientizar todos sobre a importância da campanha”, reforçou o técnico de enfermagem do Centro Cirúrgico, André Luiz Ferreira, 56 anos.

Para reforçar a campanha, os profissionais da instituição estão usando azul durante as duas primeiras sextas-feiras e está ocorrendo a distribuição de laços, além da iluminação da fachada estar no tema do novembro azul até dia 15. Após essa data, o hospital passa para as ações do novembro roxo, campanha esta referente a prematuridade.